3.6.16

O Sul Em Cima 19 - LÍTERA



O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho da banda LÍTERA.

A Lítera nasceu no bairro Sarandi, em Porto Alegre. É formado por André Neto (voz/guitarra), James Pugens (baixo) e Rodrigo Bonjour (bateria). A banda de apoio atual é formado por Fernando Spillari (piano) e Fredi Bessa (guitarra).
A Lítera tem participações nas coletâneas da Rádio Ipanema e Marquise 51 "O Velho O Novo" (2012), da Rádio Pop Rock e Marquise 51 "Primavera Pop Rock" (2011) e no 10º Festival de música de Porto Alegre  (2007).
Em 2009, lançaram o primeiro álbum "Um Pouco de Cada Dia" e em 2013 lançam o primeiro EP "A Marquesa". Em abril de 2014, a Lítera lançou o videoclipe da música Domitila. Uma realização da Tríade Produtora. A narrativa audiovisual traz consigo ares e cores do século XIX e uma história de amor atemporal. O clipe traça um paralelo do velho com o novo, já que se apropria de avançadas técnicas e tecnologias, Tracking 3D e efeitos visuais ainda não utilizados por bandas nacionais, para mostrar uma história do século XIX ao público. Em junho de 2014 a banda lança o EP2 - O Imperador e no final de 2015, finalmente "Caso Real", um disco contendo músicas inéditas e as faixas dos EPs.
O álbum "Caso Real" é baseado no livro Titília e Demonão - Cartas Inéditas de Dom Pedro I à Marquesa de Santos, do escritor Paulo Rezzutti. Lançada em 2011 pela Geração Editorial, a publicação reúne cartas românticas trocadas por D. Pedro I e marquesa Domitila de Castro que foram encontradas no arquivo histórico da Hispanic Society of America, em Nova York. O livro reúne 94 cartas trocadas por eles entre 1823 à 1827. 
O álbum, conceitua o compositor André Neto, vocalista e também guitarrista da Lítera, é uma obra temática, espécie de Romeu & Julieta (obra de William Shakespeare) brasileiros. Que, da primeira à última faixa, por meio de suas canções, conta as conturbadas fases do relacionamento entre Dom Pedro e Domitila. Mais do que falar, questionar ou trazer uma reflexão, ressalta André, a banda quis provocar seus ouvintes tirando-os de sua "zona de conforto dos sentimentos": "Que tipo de amor é impossível? Ou ainda, o que afinal, é um amor impossível? deixam no ar.
Musicalmente, as influências do Lítera, impressas nesse disco, são tão diversas quanto atuais e, por vezes, extemporâneas - vão, entre outras sonoridades e estilos, de The Clash aos Paralamas do Sucesso, do The Ours a The Killers e de The Cure aos Novos Baianos. Ou seja, passeiam entre o passado e a modernidade do rock e do pop universais com personalidade e grande desenvoltura.

Vamos ouvir no programa O Sul em Cima, as músicas desse interessante trabalho "Caso Real" do Lítera.



Ouçam Aqui - Programa 19/2016










Fontes:
http://litera.mus.br/
https://saopaulopassado.wordpress.com/author/saopaulopassado/
.

Agradecimentos: Gisele D'ávila

Nenhum comentário:

Postar um comentário