27.8.16

O Sul Em Cima 31 - RODRIGO GARCIA LOPES


O SUL EM CIMA dessa edição, mostra o trabalho de RODRIGO GARCIA LOPES.

Foto: Elisabete Ghislene
RODRIGO GARCIA LOPES (Londrina, PR, 1965) é poeta, compositor e tradutor. Autor de dois CDs e 15 livros (poesia, romance, tradução, entrevistas), é Mestre em Humanidades Interdisciplinares pela Arizona State University, com tese sobre William Burroughs e Doutor em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina, com tese sobre Laura Riding. Em 1997 lançou Vozes & Visões: Panorama da Arte e Cultura Norte-Americanas Hoje, (Iluminuras), com 19 entrevistas com nomes como Burroughs, John Cage, Laurie Anderson, Chick Corea, Meredith Monk e Allen Ginsberg.
Como cantor, violonista e compositor, começou sua carreira artística em Londrina nos anos 80, sob os eflúvios dos festivais de música e artistas como Arrigo e Paulo Barnabé ou com passagens por Londrina, como Itamar Assumpção. Assumindo a música como uma atividade que completa e expande sua pesquisa poética, desde os 16 anos ela ocupa lugar de destaque em sua criação. Compondo de forma mais madura a partir dos anos 90, o primeiro disco veio em 2001, com Polivox, gravado por Maurício Grassmann e que contou com a participação do músico e arranjador Sidney Giovenazzi (ex-Patife Band) e dos músicos Marco Scolari, do percussionista Ricardo Garcia e da cantora Neuza Pinheiro.

Cds Polivox (2001) e Canções do Estúdio Realidade (2013)
Em marco de 2013, lançou o livro de poemas Estúdio Realidade e, em julho, o álbum de canções autorais Canções do Estúdio Realidade. Totalmente gravado e concebido em Londrina (PR), foi selecionado e patrocinado pelo Programa Municipal de Apoio à Cultura. Esse novo trabalho adensa as experiências musicais iniciadas no primeiro disco enquanto explora, formas possíveis de compor canções hoje em dia. As canções, assim, se tornam campos de possibilidades poético-musicais. Letras bem acabadas, fundem-se a melodias sofisticadas e surpreendentes. Na contramão da música comercial ou de mero "entretenimento", e seguindo uma tradição de artistas da música brasileira que se especializaram na arte de combinar palavras e música, o novo disco desse cantautor, leva adiante sua pesquisa musical, sedimentando um diálogo entre a canção brasileira, o jazz, a tradição trovadoresca medieval (aqui situada num contexto urbano e globalizado), estilos como funk, rap, blues, a MPB e a música instrumental, comprovando a capacidade de reinvenção da música popular brasileira contemporânea.
Tendo a voz e violão de Rodrigo Garcia Lopes como centro dos arranjos impecáveis de André Siqueira (que tocou violões, guitarra, baixo e flauta), além de Neuza Pinheiro e Banda Cinemática, o álbum contou com participações de Gabriel Zara (baixo acústico), Mateus Gonsales (piano), Rodrigo Serra (bateria), Júlio Erthal (flauta, flautim), Marcello Casagrande (vibrafone), Vítor Gorni (clarone), Priscila Alves (violoncelo) e Banda Cinemática: Emílio Mizão (guitarra), Wesley Cesar (sax tenor, clarinete), Vinicius Lordelos (bateria) e Filipe Barthen (baixo elétrico)
Rodrigo também tem vários trabalhos como tradutor, participações em antologias e várias indicações a prêmios. Seus mais recentes trabalhos, Experiências Extraordinárias (poesia) e O Trovador (romance policial), foram semifinalistas do prêmio Oceanos de Literatura. Experiências Extraordinárias foi finalista do Prêmio Jabuti 2015. O Trovador concorreu também ao Prêmio São Paulo de Literatura 2015.

Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA, as seguintes músicas dos CDs Polivox e Canções do Estúdio Realidade: Polivox, Ítaca, Paradoxos do Tempo, O Amor é uma mulher de olhos invisíveis, Minuto, Quaderna, Vertigem (Um corpo que cai), Fugaz, Cerejas, Álibis, Adeus, Iluminações, Butterfly e New York. 

Divirtam-se e comentem!!


Ouçam Aqui - Programa 31/2016


Programa 31/2016 - RODRIGO GARCIA LOPES - Parte 1


Programa 31/2016 - RODRIGO GARCIA LOPES - Parte 2



http://rgarcialopes.wix.com/site
facebook.com/RGLoficial


Nenhum comentário:

Postar um comentário