10.9.16

O Sul Em Cima 33 - ZELITO RAMOS SOUZA


O SUL EM CIMA dessa edição, mostra o trabalho de ZELITO RAMOS SOUZA.

"Esse guri é a vitamina que a música gaúcha precisa'. A frase de Zé Caradípia, que acabou por dar nome ao CD Vitamina Z, lançado em 2008, retrata muito do compositor, instrumentista e cantor de Santo Antonio da Patrulha.
O "guri", Joselito Ramos Souza, nasceu em uma família onde a cultura açoriana, manifestação essencialmente regional no RS e característica de sua terra natal, Santo Antonio da Patrulha, esteve sempre presente em sua vida. Aos oito anos Zelito tocava violão. Aos 12, o violino nos Ternos de Reis e a viola de 15 no grupo açoriano "Charamba", formado pela família. Aos 17, já vivia profissionalmente como músico, tocando contrabaixo em bailes pelo Rio Grande do Sul afora.
A poesia e a composição já estavam presentes desde a infância e firmaram-se como característica principal do músico, o que o levou em 2006 ao Rio de Janeiro mostrar seu trabalho. Em 2007, de volta a capital gaúcha, Zelito efetivou suas parcerias musicais sem preconceito, fazendo uma música regional sempre com fusões da vida urbana. E foi em Porto Alegre que encontrou seus parceiros mais próximos ao nativismo gaúcho, como Pirisca Grecco, que participa cantando, tocando as percussões e assinando a produção musical  do primeiro CD. Também Érlon Péricles, compositor afirmado na nova geração da música regional do sul, com que tem participado mais frequentemente dos festivais de música. Além disso, Zelito tem composições gravadas nos trabalhos musicais de Shana Muller e Antonio Gringo.
Daniel Drexler, Kleiton e Zelito - janeiro de 2016  Uruguai
Vitamina Z, gravado em Santa Maria entre janeiro e fevereiro de 2008, conta com a participação de Pirisca Grecco na voz, percussões e produção do CD; de Paulinho Goulart e Guilherme Goulart, nos acordeons; Miguel Tejera, no baixo; Juliana Spanevello, Pedro Ribas e Luka nas interpretações. Zelito, é quem toca os violões e violinos. As composições trazem a parceria de Túlio Urach, Rafael Ovídio, Guilherme Ferrera, Tiago Munari, Pedro Ribas, Pirisca Grecco e Pedro Borghetti.
Zelito foi premiado em diversos festivais de música do Rio Grande do Sul, conquistou premiações nos festivais Barranca, de São Borja; Taipa; de Uruguaiana; Moenda, de Santo Antonio da Patrulha e o Troféu Mercedes Sosa no Festival Musicanto, de Santa Rosa, com a música "Eu quero ser do mundo" de sua autoria.
capa do CD Vitamina A2
As suas canções apresentam o universo poético regional e urbano. A riqueza das melodias vão de milongas, baladas, marchas, valsas, sambas até o rock que envolvem o seu público ao som do seu violão, guitarra elétrica, violino ou contrabaixo elétrico. Seus principais parceiros de composição são Pirisca Grecco, de Uruguaiana; Pablo Grinjot, de Buenos Aires e Daniel Drexler de Montevideú.
O seu 2º álbum, Vitamina A2 gravado em Montevidéu, foi produzido por Javier Cardelino e pós-produzido e masterizado por Gonzalo Gutierrez. O disco, lançado em 2014, conta com participações de Hugo Fattoruso, Daniel Drexler, Pirisca Grecco, Javier Cardelino e Dany López.
Zelito é um dos artistas entrevistados no documentário musical A linha fria do horizonte lançado em 2014, que mostra a obra e o pensamento de um grupo de cancionistas do sul do Brasil, Argentina e Uruguai em relação a questões de identidade local e global permeadas pelo frio.
Vamos ouvir no programa O Sul em Cima, músicas de seus CDs Vitamina Z e Vitamina A2!! Imperdível!!


Ouçam Aqui  - Programa 33/2016







https://www.facebook.com/zelito.ramossouza?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário